Browser, firewall, antivirus
• Antivírus
Browser
Browser (navegador) é um programa de computador que dispõe aos seus usuários documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilo em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor web. A maioria dos browsers suportam protocolo de transferência de hipertexto seguro (Secure HTTP) e oferecem uma forma rápida e fácil para deletar cache da web, cookies e histórico. Diferentes browsers podem ser distinguidos entre si pelas características que apresentam. Browsers modernos e páginas Web criadas mais recentemente tendem a utilizar muitas técnicas que não existiam nos começos da Web. As disputas entre os navegadores causaram uma rápida expansão dos próprios navegadores e padrões da World Wide Web.
Qual o Browser mais utilizado?
Há tempos o Internet Explorer era o líder no mercado dos browsers, mas tem vindo a sofrer uma queda acentuada. De acordo com a StatCounter, o navegador da Microsoft possui uma participação no mercado de 38.9% contra 25,0% do seu maior rival, o Firefox da Mozilla. Segundo dados de Agosto de 2011, logo atrás estão os outros navegadores, como Google Chrome, Apple Safari e Opera. O mais impressionante é a ascensão do Chrome, o browser da Google. Actualmente, o browser detém mais de 20.9% do mercado, o que o faz ocupar o 3 lugar na disputa.
Firewall
Firewall pode ser definido como uma barreira de protecção, que controla o tráfego de dados entre o computador e a Internet (ou entre a rede onde o computador está instalado e a Internet). A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode actuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada. O objectivo do firewall é permitir apenas a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este