Sustentavel
No cenário brasileiro, o processo migratório e o crescimento populacional vêm concentrando desordenadamente a população nos centros urbanos. Devido à velocidade deste processo e seus requisitos de suporte, como demanda por transportes, água e energia; existe a urgência em se fazer intervenções sustentáveis. Mais viável é planejar bem um ambiente a ser construído do que mudar aquele que já está consolidado.
Entre os desafios para o desenvolvimento de construções mais sustentáveis, estão as necessidades do engajamento de todos os agentes envolvidos e do aumento de investimentos em pesquisas. Merecem destaque a necessidade de adoção de regulamentações, a ampla disseminação de novos paradigmas nos centros de formação técnica e a disponibilização de recursos para pesquisa.O desenvolvimento de tecnologias construtivas e o planejamento de atividades relacionadas ao projeto e gerenciamento de empreendimentos mais sustentáveis precisam ser realizados para dar suporte ao desenvolvimento holístico e integrado das empresas no seu meio ambiente.
Pelo lado do consumidor, sem que comprometa a viabilidade econômica do negócio, sua opção de compra pode levar em conta aspectos sustentáveis do empreendimento, bem como as ações de responsabilidade socioambiental praticadas pela vendedora. Neste contexto, a construção sustentável passa a ser requisito a ser incorporado na estratégia de negócios. Esta tendência, que é mundial, requer visão empresarial e pode determinar a permanência da empresa no mercado futuro.
Com foco principalmente no governo, municipal, estadual e federal será proposto uma socialização entre os poderes coma comunidade, para viabilizar a construção de casas populares de baixo custo com materiais totalmente reciclados e orgânicos.
Os recursos financeiros serão capitados diretamente do fundo de investimento da União, já que é previsto em lei a construção de casas populares