broca dos rizomas
É um besouro preto, que quando adulto mede cerca de 11 mm de comprimento e 5 mm de largura . Durante o dia, os adultos são encontrados em ambientes úmidos e sombreados junto às touceiras da bananeira, entre as bainhas foliares e dos restos culturais. Os danos são causados pelas larvas, as quais constróem galerias no rizoma, debilitando as plantas e tornando-as mais sensíveis ao tombamento. Plantas infestadas normalmente apresentam desenvolvimento limitado, amarelecimento e posterior secamento das folhas, redução no peso do cacho e morte da gema apical.
Ciclo biológico
Ovo: Os ovos são colocados em pequenos orifícios que as fêmeas abrem com as mandíbulas no ponto de inserção das bainhas das folhas, próximo à coroa do rizoma da bananeira. Os ovos podem às vezes ser colocados em pseudocaules já cortados e deixados no solo e no interior do rizoma, já em decomposição. O período de incubação varia, porém a freqüência é maior entre 5 e 8 dias ocorre a eclosão das larvas.
Larvas: As larvas abrem galerias no rizoma, alimentando-se dos seus tecidos (Fig. 3). Completamente desenvolvidas, as larvas medem 12 mm de comprimento por 5 mm de largura; são ápodas, enrugadas, encurvadas no dorso, afiladas para a extremidade anterior e de coloração branca, com a cabeça e as peças bucais marrons. O período larval varia de 12 a 22 dias, podendo chegar a 120 dias devido à influência das condições climáticas e espécies e cultivares hospedeiras, após os quais as larvas dirigem-se para as extremidades das galerias próximas da superfície externa do rizoma, preparando câmaras ovaladas, transformando-se em pupas. Pupa: De coloração branca, medindo cerca de 12 mm de comprimento por 6 mm de largura, notando-se um par de apêndices quitinosos sobre a extremidade do nono segmento abdominal. Após 7 a 10 dias emerge o adulto.
Adulto: O adulto é um inseto pequeno, com cerca de 11 mm de comprimento por 4 mm de largura. Sua coloração é preto-uniforme, os élitros são