khgfytedynkl
1274 palavras
6 páginas
FONTE 1LARA, Fernando. Princípios de resistência de plantas à insetos, 1979. In: MESQUITA, Antônio. Aspectos da biologia da broca-do-rizoma em diferentes cultivares de bananeira, Bahia, p.1291.
[...], segundo Lara este tipo de resistência é traduzido por alterações das fases evolutivas do inseto, geralmente prolongando o ciclo biológico e/ou reduzindo o tamanho ou peso dos espécimes. (1979, apud MESQUITA, 1983, p.1291).
FONTE 2
MESQUITA, Antônio, et al. Efeito da Freqüência de Coleta de Adultos da Broca- do-Rizoma-da-Bananeira, em Isca Tipo Queijo , sobre o Número de Insetos Coletados, Ceará Embrapa, 2005, p.1.
“Os danos provocados pelo inseto são atribuídos, essencialmente, à forma larval, caracterizam-se pela presença de galerias no rizoma e se manifestam segundo uma sintomatologia que varia com a idade e o vigor da planta, e com a intensidade de infestação. Os prejuízos são provocados pela morte de plantas, principalmente as mais jovens, e pela redução da produção, causada por uma diminuição do peso dos cachos ou por tombamento das bananeiras.” (MESQUITA et al, 2005, p.1).
FONTE 3
MESQUITA, Antônio, et al. Efeito da Freqüência de Coleta de Adultos da Broca- do-Rizoma-da-Bananeira, em Isca Tipo Queijo , sobre o Número de Insetos Coletados, Ceará Embrapa, 2005, p.2.
“As iscas são também utilizadas como medida de controle da praga, seja por catação manual dos adultos ou por aplicação de um inseticida na superfície cortada da isca.” (MESQUITA et al, 2005, p.2).
FONTE 4
MESQUITA, Antônio, et al. Efeito da Freqüência de Coleta de Adultos da Broca- do-Rizoma-da-Bananeira, em Isca Tipo Queijo , sobre o Número de Insetos Coletados, Ceará Embrapa, 2005, p.3.
“Os números de larvas, pupas e adultos de C. sordidus coletados no interior das partes inferior e superior das iscas (Tabela 2), após cada período de 21 dias, mostram, que ao visitarem as iscas, as fêmeas ovipositam entre as suas partes e que esse material vegetal apresenta