Britas civil
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
ETC 504 – GEOLOGIA
Professor Eleno de Paula Rodrigues
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS 3
3. LOCAIS DE OCORRÊNCIA 4
4. FORMAS DE EXTRAÇÃO 7
5. USOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 11
6. ASPECTOS ECONÔMICOS 13
7. ASPECTOS AMBIENTAIS 14
8. COMENTÁRIOS 16
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO. Temos como objetivo desse seminário discutir a origem, utilização, viabilidade e aspectos gerais de um minério que tem grande importancia para a área da construção civil, a brita. A brita utilizada na construção é um produto obtido através da cominuição(ação de quebrar em pedaços menores) de outras rochas obtidas pelo processo de britagem de blocos maiores, entre os principais minerais utilizados para produzir a brita para construção civil estão o granito, gnaisse, basalto e calcário, sendo os dois primeiros as mais comumente utilizadas para a produção do material no Brasil.
Rochas para britagem são consideradas, no geral, recursos naturais abundantes, embora sua disponibilidade varie de acordo com a região. A elavada quantidade de matéria prima tem influência direta no preço, relativamente baixo, do volume do material, esse preço porém sofre também influência devido ao seu transporte. Este trabalho visa a discussão e o esclarecimento desses aspectos referente as britas.
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS.
A classificação das Britas são feitas pelos seus respectivos tamanhas em uma ordem crescente de 0 a 5: 1, 2, 3, 4 e 5 .
A brita 0 possui uma malha de aproximadamente 12 milímetros. E é muito usado na fabricação de vigas, acabamentos em geral, lajes pré-molduradas, blocos, paralelepípedos de concretos e chapiscos.
A brita 1 tem granulometria variando de 9,5 a 19 milímetros. E já é um produto mais utilizado na construção civil em edificações de grande porte, muito apropriado para fabricação de concreto para qualquer tipo de edificação de colunas,