Britain's Drowned World
Este documentário exibido em Abril de 2007, como parte do programa A Time Team Special, mostra-nos uma imagem detalhada daquilo que foi o período da Era Mesolítica na Grã-Bretanha, através do trabalho de arqueólogos, que com várias investigações nos ajudam a entender de que modo desapareceu uma grande parte da Europa.
Tudo começa porque alguns geólogos nos mostram que há milhares de anos atrás a Grã-Bretanha não era uma ilha, mas sim apenas mais uma parte da Europa, ligada à Holanda, França e Dinamarca. Há dez mil anos atrás, o derretimento do gelo na última Era Glacial, levou a um grande aumento do nível do mar, que por conseguinte inundou grande parte da zona, que acabou for tornar numa ilha.
“Doggerland” é desta forma que se apelida essa antiga massa de terra no sul do Mar do Norte que ligava a Grã-Bretanha ao continente europeu, durante e após a última Era Glacial, descrito pelos investigadores como um paraíso para os humanos, o lar de grandes pastagens, florestas, pântanos e lagos. Esta zona foi povoada por uma grande variedade de animais, pássaros, peixes - e os seres humanos.
Posso depreender com este documentário que a constante mudança de clima do planeta poderá provocar no futuro outros fenómenos naturais idênticos a este. E muito importante também, é que o trabalho dos arqueólogos é e sempre será muito importante, para o entendimento destes fenómenos naturais e claro para que possamos ter uma ideia de como eram e como viviam os nossos ancestrais.
Foi importante a visualização deste documentário para perceber que o clima influencia em muito o percurso natural do mundo.