Monte de Santa helena
Ano Lectivo: 2013/2014
Monte de Santa Helena
Trabalho elaborado por:
Diogo Sousa nº
Gonçalo Almeida nº29
Introdução
Localização
O Monte de Santa Helena localiza-se no condado de Skamania, no estado de Washington, na Cordilheira Cascade, Estados Unidos da América. A cerca de 160 Km de Seattle.
De modo geral, podemos incluir esta cadeia vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma extensa área vulcânica que circunda o limite da placa do Pacífico e que inclui mais de 75% dos vulcões existentes no planeta.
Classificação do vulcão e da actividade vulcânica do Monte de Santa Helena
O Monte de Santa Helena é um vulcão, actualmente, geologicamente activo. O vulcão entrou pela primeira vez em erupção a 11 de Outubro de 2011, sendo que só terminou a sua actividade vulcânica 4 anos depois a 10 de Julho de 2008.
Considera-se ser um estratovulcão, visto ser um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Este também é conhecido pelo seu fluxo piroclástico.
A actividade vulcânica é do Tipo Explosivo: ocorre quando o magma é muito viscoso. Nessas ocasiões, o magma solidifica ainda dentro da chaminé, impedindo a libertação dos gases. Assim sendo, os gases atingem grandes pressões dentro da chaminé, o que pode levar à ocorrência de explosões muito violentas. As explosões são tão violentas que estilhaçam e projectam em todas as direcções as rochas envolventes e até mesmo as rochas vulcânicas que estão a ocupar a chaminé.
Classificação da Actividade Vulcânica do Monte de Santa Helena segundo LACROIX
Tipo Pliniano: são as erupções mais violentas de toda a actividade vulcânica. A lava é muito fragmentada e espalha-se por uma grande área (cerca de 500 Km2), atingindo grande espessura (pode exceder os 100 km3 de volume). A coluna de gases e cinzas pode ter alguns quilómetros de altura.
Contexto Tectónico
O Monte de Santa Helena e as montanhas