briofitas
As briófitas mais conhecidas são os musgos. Essas pequenas plantas medem geralmente poucos centímetros e formam uma espécie de tapete verde em locais úmidos e sombreados. Os musgos são plantas avasculares por que não possuem os chamados vasos condutores de seiva, e suas estruturas corporais são chamadas de rizoide, cauloide e filoide. O corpo dos musgos em geral não possui uma cobertura impermeável que os proteja contra a perda de agua. Essa e uma das razoes pelas quais essas plantas são comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol.
Reprodução dos musgos
Os musgos vivem agrupado, retém entre os filoides a agua da chuva, o que diminui os riscos de desidratação. A agua retida e importante também na reprodução sexuada desses vegetais, pois o gameta masculino, chamado anterozoide, vai ao encontro do gameta feminino, chamado oosfera, nadando com seus flagelos. Como se vê, apesar de viverem na terra, os musgos depende da agua para se reproduzir. Há plantinhas masculinas e plantinhas femininas. Essas plantinhas são chamadas gametófitos, pois produzem gametas. Após a fecundação forma-se uma planta diferente da inicial, que cresce sobre o pé de musgo feminino. Essa planta, chamada esporófito, produz células resistentes, os esporos. Os esporos são levados pelo vento e, quando chegam ao solo, germinam, dando origem a outros os de musgos. No ciclo de vida dos musgos há duas plantas: uma delas o gametófito, é verde, vive mais tempo, faz fotossíntese e produz gametas. A outra e o esporófito, dura pouco e não faz fotossíntese, só produz esporos. O musgo alterna reprodução sexuada e assexuada.
As hepáticas
As hepáticas são briofitas de forma achatada, encontradas em locais úmidos. O contorno da planta lembra um fígado humano. As hepáticas eram