Brinquedoteca
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 UM BREVE HISTÓRICO .........................................................................................4
3 BIBLIOGRAFIA... ....................................................................................................9
1 - INTRODUÇÃO
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma aquisição de novos conhecimentos. Nesse trabalho vamos descobrir mais sobre um espaço destinado para essas atividades a Brinquedoteca.
2 – um breve histórico
Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças.
O conceito de brinquedoteca é trazido na Lei Federal nº 11.104/2005, como o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
A Lei Federal nº 11.104/2005 também estabelece a obrigatoriedade da presença de brinquedoteca em hospitais que ofereçam atendimento pediátrico, ou qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.