Brinquedoteca
brinquedoteca
Um espaço de diversão e aprendizagem nas escolas
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.
Orientadores: Profs. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini
Tutora eletrônica: Kelly Pereira do Nascimento
Tutora de sala: Jussara Aparecida Costa Ferri
Sinop
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Atualmente é comum vermos crianças viverem num mundo onde não existe mais infância, ou ao menos não a infância que conhecemos, das brincadeiras, jogos, brinquedos, toda a atividade lúdica saudável e necessária para o desenvolvimento de todos. Com as mudanças que nossa sociedade contemporânea vive, muitas vezes o apoio familiar não acontece, e as crianças e seu crescimento vão sendo deixados de lado, sem ter considerada a importância que merecem. Portanto, a ação da escola no esforço de incentivar as crianças a brincarem e promover a educação infantil também por meio desse brincar se torna cada vez mais essencial. Para as crianças poderem ter esse crescimento e diversão conjuntos, vem sendo desenvolvido nos últimos tempos um espaço para essas atividades: a brinquedoteca, onde as primeiras relações de convivência começam por meio da brincadeira.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir de um contexto histórico, podemos considerar que a infância é um conceito relativamente moderno, visto que na sociedade antiga, como por exemplo na história medieval, as crianças e seu desenvolvimento não eram vistos com a atenção que lhes é necessária. As crianças eram vistas apenas como um ser humano jovem, dependente e em fase de crescimento, apenas do ponto de vista biológico, sem haver algum