Afasias
a) Jargão: é uma características da afasia. Pode- se dizer que jargão é descrito por fragmentos, segmentos de fala que o paciente repete quase todas as vezes que oraliza. Assim o discurso não avança porque o paciente parece ficar preso na repetição desses segmentos ininteligíveis. Diante de fragmentos de sons ininteligíveis, o outro não é capaz de interpretar a fala jargonafásica, impedindo, na maioria das vezes o dialogo.
b) Agramatismo: é uma patologia caracterizada pela incapacidade de pronunciar palavras com o seu significado correto, sendo uma evolução frequente da Afasia de Broca e reflete uma importante redução da linguagem.
c) Estereotipia: é quando a pessoa não pode mais exprimir oralmente, seja porque ele não mais consegue produzir qualquer palavra, seja porque todos os seus esforços para falar restringem- se invariavelmente à produção de um só e mesmo sinal sonoro de uma sequencia de sons constantemente repetida.
d) Ecolalia: é a repetição de palavras ou frases inteiras, muito comuns em autistas. Eles repetem o que você fala, logo após ser dito ou ate mesmo simultaneamente e há casos em que eles guardam na memória frases completas e repetem tempos depois.
2) O hemisfério direito e o esquerdo possuem funções próprias coloque duas funções desempenhadas por cada um deles.
Os hemisférios são parecidos na forma externa, porém, possuem funções diferenciadas, o hemisfério esquerdo manifesta-se através do raciocínio e se expressa através da linguagem oral, e o hemisfério direito, o faz através da emoção e se expressa apenas através da linguagem visual (imagem, desenho).
Referencias bibliográfica:
Tratado de Afasia, Yvan Lebrun
http://www.abcdasaude.com.br/