Brinquedoteca
Gosta de trabalhar cm crianças.
Ser paciente, entusiasta, determinado, comunicativo e criativo.
Ter sensibilidade, bom humor e competência.
Estar preocupado em enriquecer seus conhecimentos e se dispor para a formação na área.
Ter curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras novas e, ao mesmo tempo interessar-se pela história das brincadeiras e pelo resgate dos jogos tradicionais.
Manter em ordem os ficheiros, sabendo de sua importância para a brinquedoteca.
Gostar de brincar e saber brincar, não somente com jogos e brinquedos prontos, mas também saber jogar com as mãos, os pés, a voz ou qualquer objeto, pelo prazer da brincadeira.
O brinquedista é uma pessoa com qualificações para poder atuar em diversos segmentos da brinquedoteca, inicialmente, o brinquedista deve ter o pensamento no sentimento da criança e sobre suas necessidades. A criança tem alma simples, e o que mais querem é descobrir o mundo mágico, novo, interessante, colorido, macio, desafiador. O conjunto de ações do brinquedista é voltado para a criação das melhores condições para um brincar de qualidade: ambiente atrativo e acolhimento afetuoso; mas o que diferencia o seu comportamento de outros adultos, é a visão do brincar que ele transmite ao longo do seu desempenho, valorizando a atividade como um todo, sempre baseada no prazer da criança. Se o jogo é abandonado, não vai forçar a criança a terminá-lo. Não emite julgamento sobre a escolha que for feita: brincar com a Barbie não é menos importante do que jogar um dominó. Desta forma, o bom brinquedo não pode ser definido. O brinquedista situa-se em relação a outras dimensões além da aprendizagem.
Procedimento
O Brinquedista deve procurar renovar com frequência o estoque dos recursos em geral: jogos, castelos, carrinhos, bonecas, fantasias, etc. Colocados sempre à disposição da turma. Uso de musica e de artes – também são formas de permitir que eles aprendam enquanto