Trabalhos acadêmicos e bibliografias
Bergamácia
A Bergamácia é originária da Itália. É uma raça de lã grossa e curta. Também conhecida por: Bergamasca, Bergamasker, Gigante di Bergamo. A Bergamácia é originária da Itália. É uma raça de lã grossa e curta.
São animais pouco exigentes quanto à alimentação. Vivem com facilidade nos campos secos da região Nordeste do Brasil. Seus cordeiros apresentam rápido desenvolvimento, alcançando no primeiro mês de vida o peso de 12 kg. Com 18 a 24 meses, chegam a atingir com cerca de 130 a140 kg, oferecendo um rendimento de 65 a70 kg de carne por cabeça.
São ovinos de grande porte, cabeça grossa e grande, mais ou menos proporcional ao corpo, fronte e face cobertas por uma lã densa e curta, que se estende às vezes até o nariz; a fronte é estreita, saliente. O perfil é convexo, com orelhas largas, grandes e pendentes para o lado da cabeça.
Têm pescoço comprido e corpo cilíndrico, peito pouco profundo, tórax estreito, tronco comprido. A garupa é caída, lombos curtos, cascos escuros.
A lã é de coloração branca, de espessura média, bem ondulada, cobrindo todo o corpo com exceção da cabeça e extremidades. A lã é de qualidade inferior e as peles são exportadas.
Destinação: Carne, Leite
Clima mais adequado: Quente e seco
Região mais adequada: Nordeste Brasileiro.
Suffolk
Raça originária da região sudeste da Inglaterra . O Suffolk se originou do cruzamento de carneiros Southdown com ovelhas Norfolk Horned. Aparentemente, o produto deste cruzamento era melhor que qualquer um dos pais utilizados. Embora o Suffolk seja uma raça reconhecida desde 1810, o livro do rebanho, com os registros dos animais, só foi implantado mais tarde.
O Suffolk é um carneiro de aptidões mistas para lã e carne, com predominância desta última. Dá de 2 a3 kg por tosquia e peca por falta de qualidade. Como produtora de carne, é uma raça excelente. Aos 22 meses de idade atingem 80 kg e dão rendimento de 65%. A precocidade é comparável à de outras raças das dunas. É