Brinquedoteca
INTRODUÇÃO
Sempre associamos a criança à brincadeiras, o ato de brincar. As brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “brincar”, passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos da inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico.
A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, a brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação e os diversos significados da vida, sendo assim, é através da brincadeira que a criança constrói seu próprio pensamento, e suas potencialidades.
A brinquedoteca é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano, criar, e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças.
“Brinquedoteca, espaço criado para favorecer a brincadeira.” (CUNHA, 2001)
DESENVOLVIMENTO
Em 1959, a importância do brincar foi reconhecido mundialmente, conforme descrito no Princípio 7° da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959.s/p.) cujo texto diz, “A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar as atividades recreativas que devem ser orientadas para os mesmo objetivos da educação. A sociedade e as atividades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.”
O primeiro elemento que influencia na construção da identidade do ser criança é a família, esta é imprescindível para o desenvolvimento da criança, nela a criança aprenderá as primeiras palavras, vivenciará um grupo social da qual a sua família participa, começará a criar um modo de ver o mundo, de agir, tendo como referência a atitude de seus pais, e