Trabalho
VISÃO FILOSÓFICA
VISÃO SOCIOLÓGICA
VISÃO JURÍDICA
A Ciência Política, como uma ciência dinâmica, existe para explicar os fenômenos e não apenas para descrevê-los e, além da explicação, a Ciência Política procura estabelecer com rigor e racionalidade a previsão de fatos, pois a previsão é a principal finalidade prática da ciência.
1. VISÃO FILOSÓFICA
Em sentido lato, tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico, quanto no sentido prático, referido ao passado, ao presente e ao futuro.
A Filosofia conduz para os livros de Ciência Política a discussão de proposições respeitantes à origem, à essência, à justificação e aos fins do Estado, como das demais instituições sociais geradoras do fenômeno do poder, visto que nem todos aceitam circunscrevê-lo apenas à célula mater, embriogênica, que no caso seria naturalmente o Estado, acrescentando-lhe os partidos, os sindicatos, a igreja, as associações internacionais, os grupos econômicos, etc.
2. O que é o Estado?
Segundo Max Weber, o Estado é “aquela comunidade humana que, dentro de um determinado território, reivindica para si, de maneira bem sucedida, o monopólio da violência física legítima".
O filósofo Platão interpreta o Estado como o sujeito ativo da consolidação da suprema vigência da justiça; Aristóteles como da materialização do bem-comum; para John Locke o império da igualdade formal entre indivíduos livres; para Kant a realização da liberdade e, para Hegel, a supremacia da ética como momento absoluto do espírito humano.
Por outro lado, vozes contrastantes se levantaram para denunciar o papel opressor do Estado, como o fez Karl Marx afirmando ser atributo do Estado o de puro e simples instrumento de dominação de um grupo/classe (governantes) sobre os demais (governados). Seguindo parcialmente o fio condutor desta linha de raciocínio, a escola do realismo político (realpolitik) melhor representada por Maquiavel e