brinquedoteca
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA-PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
ATIVIDADES LUDICAS E BRINQUEDOTECA
PROF. TUT. DJALMA SILVEIRA
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem abordar a importância das atividades lúdicas na educação infantil.
O caráter de integração e interação contidas nas atividades lúdicas permitem a integração do conhecimento com ações práticas, Chaguri (2004)
Os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico é eminentemente cultural. O espaço escolar pode se transformar em um espaço agradável e prazeroso de aprender. E o lúdico permitirá o educador alcançar sucesso em sala de aula, tronando-se um importante instrumento facilitador no ensino-aprendizagem.
Vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente, nas ruas, nas praças, seja por falta de espaços, seja por falta de seguranças nos espaços disponíveis. O fato é que as crianças de hoje passaram a brincar menos, pois gastam uma grande parte de seu tempo na escola ou na soma do tempo da escola com o do deslocamento de casa para a escola e da escola para casa.A Brinquedoteca, ajuda a suprir a necessidade de um espaço onde a criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade. É possível, também associar o aparecimento da Brinquedoteca como resultado de uma sociedade que teve de abolir a rua como local de encontro e brincadeira de crianças.
A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. O propósito da instituição é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova