brinquedos e brincadeiras
Depois, encaminhe sua resposta.
Vínicos brinca de faz de conta.
Esta em sala de aula. Pega a boneca de Beatriz. A professora Joana intervém.
Depois de algum tempo Vínicos, novamente pega a boneca e lhe diz Olah! No olhus. Feio isso. Ce nenê . Meiinha (““ Olha nos meus olhos. Isso é feio você é um nenê. Você é uma menininha.
1) Qual intervenção a professora poderia ou deveria ter feito nesse primeiro momento? Justifique.
Em um primeiro momento a professora deveria observar a atividade da criança para acompanhar o desenvolvimento do brincar e assim intencionalmente intervir no sentido de corrigir as palavras que ele disse errado, mostrando a linguagem correta, mas sem controlar a brincadeira deixando-a livre para conduzir o brincar.
2) Que interpretação a professora poderia fazer desta cena e qual intervenção a professora poderia ou deveria ter feito neste segundo momento? Justifique.
A professora poderia ter interpretado como se a criança estivesse corrigindo a boneca (o nenê) com palavras firmes, chamando atenção para algo.
Poderia envolver-se nesse faz de conta para explorá-lo ao máximo essa recriação do já vivido em um cotidiano familiar.
3) A partir dessa vivência a professora Joana fará um projeto didático para sua turma. Qual poderia ser o tema desse projeto?
Um projeto em que a professora envolveria a turma num faz de conta onde abrangesse uma situação familiar, contribuindo para o desenvolvimento da identidade de cada um deles, em relação ao espaço físico, intelectual e moral. Ensinaria formas corretas de se dirigir ao outro sem ofender, sem magoar.
Poderia se beneficiar de fantasias e adereços para criar personagens nesse contexto.
Desenvolveria a individualidade o desenvolvimento afetivo e psicomotor da turma.