Brincar é uma fonte de alegria, prazer e aprendizado.
Por Camila Martins Baggio Panisso
Por que as crianças gostam tanto de brincar? Por que gostam de brinquedos? Será que brincar é importante para o desenvolvimento das crianças?
Como pais e educadores precisamos saber e, claramente, as respostas para estas perguntas, pois brincar não é somente um lazer, uma atividade inútil que a criança realiza. É brincando que a criança se desenvolve e exercita suas potencialidades. O desafio contido nas situações lúdicas provoca o pensamento e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só ações por motivação intrínseca conseguem. Porque brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver e respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, além de lhe ser bom e trazer felicidade.
Muito pode ser trabalhado a partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, pois são parceiros silenciosos que desafiam as crianças, possibilitando descobertas e estimulando a auto-expressão. É preciso ter tempo para eles, e espaço que assegure o sossego suficiente para que a criança brinque e solte sua imaginação, inventando, sem medo de desgostar alguém ou de ser punida.
Mas para que tudo isso ocorra temos que estar atentos nas escolhas dos brinquedos que ofereceremos aos nossos filhos, porque um bom brinquedo é aquele que convida a criança a brincar, provocando a vontade de interagir. Ou seja, os brinquedos devem estar adequados ao interesse, às necessidades e às capacidades da etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra.
Para a escolha de um brinquedo devemos levar consideração vários aspectos:
- faixa etária da criança, ver a indicação na caixa do brinquedo, pois senão este deixará de ser útil para ela;
- interesse da criança, devemos saber que tipos de brinquedos a criança prefere, mas não se esquecendo de oferecer outras opções também;
- segurança dos brinquedos, se é bem-acabado, se não oferece perigo com pontas ou