Brincar e fazer matemática
Lia Leme ZAIA1
Resumo
Este artigo apresenta a importância da construção do real para o desenvolvimento da criança e as conseqüências de uma construção falha ou inadequada das noções espaço-temporais e causais.
Analisa os instrumentos que possibilitam a construção, a organização e a representação do real, especialmente os jogos de exercício, símbolo e regra.
Palavras-chave: Construção do real - desenvolvimento – organização - representação – jogos
The Construction of Reality in Children: the function of games and play
Abstract
This article presents the importance of the construction of reality in children’s development and the consequences of a flawed or inadequate construction of the spatial-temporal and causal notions. It also analyses the instruments that allow the construction, organization and representation of reality, especially in games of exercise, symbolic games and games with rules.
Key words: reality construction – development – organization – representation – games
1
Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente e coordenadora do curso de Psicopedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo – SP. E-mail: vzaia@terra.com.br
Volume I nº 1 – Jan/Jun, 2008 http://www.marilia.unesp.br/scheme 74
A construção do real na criança tem início no período sensório motor e se estende ao longo de outros períodos do desenvolvimento, passando por etapas de organização, representação das relações estabelecidas sobre a realidade e organização das representações efetivadas. Segundo Ramozzi-Chiarottino (1984), organizar o real é entender as propriedades dos objetos, as regularidades da natureza, o alcance e os limites de suas ações. Para tanto, a criança precisa aplicar seus esquemas de ação ao mundo dos objetos e dos acontecimentos.
Neste processo, ela se diferencia dos objetos e se coloca como um objeto entre outros, inserindo-se no