brincando também se aprende
Introdução
Neste texto relato sobre a educação por meio de jogos educativos e dinâmicas, fazendo com que os alunos sintam praser de estudar e as aulas sejam mais interessantes e descontraidas.
Independentemente da época, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.
Também relato que o jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, os jogos também corresponder a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar, estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo ao surgimento de palavras, estimulando a observação e ao conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive.
O jogar é essencial para que a criança manifeste suas criatividades, utilizando suas potencialidades de maneira integral. Pois, somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu.
Desenvolvimento
Formar um cidadão construtor e construído é dar as orientações básicas de respeito e de condição social, é conscientizar, para isso, é fundamental a escrita, a leitura, a compreensão do mundo. Através da educação, os alunos vão conhecer os seus direitos, as suas obrigações e saber respeitar o próximo. Por isso devemos ensinar aos nossos alunos a serem cidadãos agentes transformadores perante á sociedade, pois, os frutos de suas ações remetem ao seu futuro. Para fazer com que nossos alunos aprendam e transmitem o conhecimento, devemos usar métodos de aprendizagens, que o estimulam ao querer estudar, como os jogos educativos e dinâmicas, os jogos servem como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Pois, muitas vezes a correria do dia-a-dia acaba afastando a criança dos estudos e não sente mais prazer pelo aprender,