Brincando com material dourado
INTRODUÇÃO:
O material dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização desse material seguiu os mesmos princípios Montessorianos para criação de qualquer um de seus materiais, a educação sensorial:
Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e ordem;
Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente a abstrações cada vez maiores;
Fazer a criança por ela mesma, perceber os possíveis erros que cometem ao realizar uma determinada ação com o material;
Trabalhar com os sentidos da criança.
MARIA MONTESSORI ( 1870-1952)
Nascida na Itália, criou o material dourado, pois ela acreditava que educar adquiri conhecimento e se torna livre para a expressão do seu ser através da liberdade do seu potencial, disse:
“ Deixa a criança livre, e ela se revelará”.
Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo.
Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora – hoje utilizados largamente na Educação Infantil – Objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos ( tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).
O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal á estrutura da linguagem.
O material dourado:
O material dourado Montessori, destina-se a atividades que auxiliam no ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar suas operações fundamentais, ou seja, os algoritmos.
O material dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubos