brincaderia na pre escola
EDUCAÇÃO: O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA
Vanessa Alessandra Thomaz Boiko*
#
Maria Aparecida Trevisan Zamberlan
RESUMO. O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial.
Palavras-chave: sócio-construtivismo, Vygotsky, mediação na construção do conhecimento.
THE SOCIAL CONSTRUCTIVIST APPROACH IN PSYCHOLOGY
AND EDUCATION: PLAYING IN PRESCHOOL
ABSTRACT. This article discusses the socio-constructivism as a system, its main assumptions and its relation with educational practices, with the school and the role played by the educators. From more general lines, it explains the basis for the proposition of pedagogic work with preschool children, in which “playing” must be considered as an essential curricular component. Key words: socio-constructivism, Vygotsky, knowledge construction.
INTRODUÇÃO
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de
Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
Segundo este referencial, o conhecimento não é uma representação da realidade, mas um mapeamento das ações e operações conceituais que provaram ser viáveis na experiência do indivíduo. Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
O conhecimento culturalmente produzido é um conhecimento “tido-como-partilhado”, ou seja, há uma interação negociada pela evolução dinâmica de interpretações, transformações e construções dos indivíduos (Cobb,1998). Na
perspectiva de que o processo de desenvolvimento é otimizado pelo