Objetivo da Moral e da Ética
No sentido prático, o objetivo da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu carácter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
2. Distingue moral de ética.
Moral provém do termo latino mores, que significa costumes. Ou seja, a moral é o conjunto de regras aplicadas no quotidiano e usadas continuamente por cada cidadão (um guião de acção). Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Ética provém do termo latino ethos, que significa também costumes/carácter. Ou seja, a ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
3. Definição de moral para a ética.
Para a ética, a moral é:
- uma estrutura que constrói e organiza o ser humano e faz dele uma pessoas (“às direitas”)
- conteúdo ou conjunto de conteúdos (costumes, normas, regras, leis).
4. Indicar os quatro fundamentos ou raízes da moral.
Os quatro grandes fundamentos ou raízes da moral são: o Eu/Pessoa, o Tu/Outro, a Liberdade e a Natureza.
5. Evidenciar todo o carácter pessoal da moral.
O ser humano é um eu, uma pessoa. Toda a moral tem de se assentar e de se fundamentar na Pessoa Humana, isto é, as normas morais são fruto da exigência da sociedade para regular as acções e relações entre os seus membros, daí ter uma dimensão social. E a decisão de seguir as normas morais é um acto de liberdade e cabe a cada um de nós agir ou não agir segundo uma norma moral, e o desrespeito pelas normas morais é da nossa inteira responsabilidade, tendo cada um responder por isso. E ao furtar-se do cumprimento das normas, o individuo responde perante a sociedade se ela assim o