Brincadeiras
Segundo Edda Bomtempo (2003), brincamos e jogamos para controlar nossas angústias e impulsos, assimilando emoções e sensações vivenciadas , compreendendo o meio em que vivemos,satisfazendo os desejos, estabelecidos relação/contato sociais e desenvolvendo habilidades, conhecimentos e criatividade. É nas brincadeiras que a criança se expressa e descobre o mundo, portanto há a necessidade de resgatá-las e estimulá-las.
A brincadeira é para a criança um espaço de investigação e de construção de conhecimento sobre si e sobre o mundo, ela precisa experimentar diferentes situações em seu cotidiano e é enquanto brinca que está diretamente em contato com o meio, resolvendo conflitos internos e externos, demonstrando o que se passa consigo tanto no espaço escolar quanto em casa.
Para Smole (2000, p.13) há uma grande contribuição da atividade lúdica para o desenvolvimento humano.
Enquanto brinca, o aluno amplia a sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social, a percepção de espaço que o cerca, de como pode explorá-lo. [...] Brincando ela imita gestos e atitudes do mundo adulto, descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações.
Sumário
AGACHA-AGACHA 4
BOLA AO ALTO 5
CARA-METADE 6
DESAFIO DAS CORES7
ELEFANTINHO COLORIDO8
FLOORBOL9
GARRAFOBOL...................................................................................................................................10
HANDSABONETE..............................................................................................................................11
ILHA DOS