Brincadeiras Nordestinas
Origem: João Pessoa (PB)
Outros nomes: Baleada, Baleado, Barra-Bola, Bola Queimada, Caçador, Carimba, Carimbada, Cemitério, Guerra, Jogo do Mata, Mata-mata, Mata-soldado, Matada, Queimado, Dodgeball ou Dodgebol.
Objetos ou brinquedos utilizados: Uma bola
Regras da brincadeira: Baleado é um tipo de queimada. Para brincar, o grupo é divido em duas equipes. As duas equipes tiram par ou ímpar para saber quem começa com a bola. O objetivo é balear (queimar) o time adversário, mas só do joelho para cima. Se a bola pegar do joelho para baixo, a jogada deve ser repetida. Quem for baleado vai para o mofo ou cemitério (área que fica atrás do campo do time adversário). Mas quem está no mofo pode tentar pegar as bolas que escapam e, caso consiga, deve tentar balear as pessoas que estão na sua frente, que são os membros do time adversário. Se ele conseguir, imediatamente se salva e pode voltar para seu campo, enquanto o baleado vai para o mofo do outro time. A brincadeira só termina quando todos os integrantes de umas das equipes estiverem no mofo. É um jogo desportivo muito usado em versões similares como brincadeira infantil. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém em escolas é muito praticado.
Nos Estados Unidos existem ligas de baleado, ou Dodgeball, como a variante do esporte é conhecida por lá. O jogo foi retratado na comédia Dodgegall: A True Underdog Story (Com a bola toda), filme americano de 2004.
São jogados em quadras de todos os tipos, desde vôlei até multiuso. Mais na maioria das vezes em quadras grandes. Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com as quantidades de pessoas.
ADEDONHA
Origem: É uma brincadeira de origem nordestina, mas é conhecida em todo o Brasil é adorada pelas crianças e adultos. No nordeste ela é conhecida como SALADA MISTA.
Outros nomes: Adedonha, Adedanha, Stop, Uestope e Salada mista.
Objetos ou brinquedos