BRINCADEIRAS LUDICAS VOLEI
As técnicas de defesa são Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.
Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola. Esta técnica é utilizada, especialmente, para minimizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado da força com que uma bola fora cortada pelo adversário.
Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas sobre si mesmas, como numa oração. Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.
Posição de expectativa: Estratégia ou tática adotada antes do saque adversário de posicionamento da defesa, podendo ser no centro ou antecipado em uma das metadas da quadra.
FAIXA ETARIA: 12 e 13 ANOS
Aquecimento 1: Jogo dos 3 cortes
Fazer uma roda e separar os alunos em 3 grupos de 15/16 pessoas. Vamos começar dando toques na bola, serão dois toques, no terceiro a pessoa irá cortar, e o colega terá que defender esse corte, sem deixar a bola cair. Se acontecer da bola cair, a pessoa que deixou ela cair sai do jogo e comela outra partida, ou seja, dois cortes, no terceiro acontece a defesa, e pessoa que defendeu sem deixar cair, continua no jogo.
Atividade 2: Ataque e defesa
Um aluno lança a bola para cima e ataca do outro lado da quadra, alternando o ataque para o lado direito e para o lado esquerdo do colega. Este faz a movimentação básica da defesa (utilizando ou peixinho, rolamento, martelo) e devolve a bola para o colega utilizando a manchete. Alternar