Brincadeiras atuais e antigas
A Educação Básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Vem sendo modificada para melhor atender as necessidades da sociedade, por isso criou-se parâmetros de sistematização de conteúdos, metodologias a avaliações para que as habilidades básicas sejam aprendidas baseadas em princípios que norteiam a Educação Física.
Considerando a Educação Física, como componente curricular da Educação Básica, ajustada às faixas etárias e às condições da população escolar e seguidora destes parâmetros, é possível revelar grandes descobertas sobre a autonomia dos alunos relacionada com a mente e o corpo na sua totalidade, onde visa ampliar os conhecimentos, vencer obstáculos, superar desafios e uma socialização baseada em valores, convicções e atitudes.
Além disso, a Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como jogo, esporte, dança e ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal. Nestes conteúdos deve ser levado em consideração os critérios de relevância social, características dos alunos e a especificidade do conhecimento da área.
A Educação Física está comprometida com a escola como tempo e espaço de vivência sociocultural, aprendizado de saberes e desenvolvimento do sujeito, considerando a pluralidade das potencialidades humanas, valorizando o conhecimento, a arte, a estética, a identidade, o sentimento, a emoção e as múltiplas linguagens, observando seus conceitos, sentidos e significados podendo ser problematizados em todos os ciclos da Educação Básica, os quais estão integrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica.
Estes Parâmetros Curriculares Nacionais são divididos em três partes, 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Fundamental, 3º Ciclo