Filosofia
BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS
Dentre as possíveis relações entre as brincadeiras de antigamente e as brincadeiras atuais, o brincar contribui para uma aprendizagem significativa desde os tempos mais antigos, onde a criança relaciona sua vivencia com a aprendizagem, dentre elas podemos citar algumas:
Amarelinha, empinar papagaios, jogar pedrinhas (5 Marias), entre outras que foram transmitidas de geração em geração, através do conhecimento que permanecem na memória infantil. Percebemos que as novas tecnologias vêm afastando as nossas crianças destas brincadeiras de rua, realizadas nos momento de lazer.
É muito comum se ouvir, que a Educação Infantil não é importante para a formação das crianças, pois elas só brincam.Mas esquecem que brincar é a forma privilegiada da criança se conhecer melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo suas habilidades cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com isso conhecer melhor as necessidades das crianças e suas habilidades.Este momento é fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança realiza seus desejos, fantasias e é estimulada.
Dessa forma podemos concluir que em todas as entrevistas o brincar está relacionado com deixar a vida mais alegre, onde a criança fica feliz, se realiza, além disso é nas brincadeiras que elas aprendem a ter limites, respeitar as regras e superar suas dificuldades individuais.
Brincadeiras Atuais e Antigas e suas descrições
"Pular Elástico Rimado" (Atuais)
Descrição:
As crianças recitam um versinho ao mesmo tempo em que saltam ou seguram o elástico para uma amiga.Ex:
“Papai, mamãe
Pula dentro
Pula fora
Pula em cima e
Casca fora”
“Cabra cega (Atuais)
Descrição:
Para essa brincadeira são necessárias, no mínimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço.
Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém