Brincadeira lúdica - handebol
Felipe Azevedo Felix
Glimoaldo Covolan
Nathalia Escudeiro Dias
Victor Scopim Pimentel
Hiago David
Larissa Santana
Brincadeira da Cobrinha
2013
Trabalho de Ginástica
Brincadeira da Cobrinha
Trabalho apresentado à banca examinadora na forma de trabalho de conclusão de curso como exigência parcial para trabalho do curso de Bacharelado em Educação Física da FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André, sob orientação do Prof. Dra. Maria Teresa.
2013
Índice
Introdução
Este trabalho tem por finalidade, elaborar um plano de aula que poderá ser utilizado em escolas, escolas de esportes e clubes, para crianças com idade entre 4 a 6 anos.
Nessa idade as crianças são mais ativas, e seu controle motor rudimentar esta em constante desenvolvimento, por meio da Brincadeira da Cobrinha, vamos auxiliar o desenvolvimento de algumas habilidades motoras, como, saltitar, arremessar e outros, utilizando MMSS e MMII.
Justificativa
Neste estudo, optamos pelo Handebol, por ser um esporte coletivo, muito dinâmico e capaz de desenvolver aspectos sociais, cognitivos e motores, tais como, cooperação, sociabilização e inclusão, lateralidade, agilidade e flexibilidade, alem de habilidades como, correr, saltar e arremessar.
Brincadeira da Cobrinha com a corda
Objetivo: Ensinar a brincadeira da cobrinha em grupo, utilizando os membros superiores e inferiores, com uma corda para saltitar e a bola de borracha realizar o passe, na faixa etária de 04 a 06 anos de idade.
Conteúdo: No jogo básico dois professores seguram cada uma das pontas da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto as crianças são divididas em duas filas uma de frente pra outra reta, saltita um de cada vez, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Durante as seqüências acrescentamos uma bola de borracha, para quando saltitarem e realizar o passe para a primeira pessoa da