Trabalho
Anos 50.
Os anos 50 conhecido como anos dourados foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (guerra fria) ganhavam cada vez mais força.
O Brasil sai do Estado Novo, política progressista proposta pelo então presidente Getúlio Vargas, que comete o suicídio em 1954. O Reino Unido anuncia a posse de uma bomba atômica, alguns anos antes de os Estados Unidos divulgarem que tinham a bomba H. Começa a guerra do Vietnã. É realizada a primeira reunião da ONU (Organização das Nações Unidas).
Cresce o número de geladeiras nos domicílios e conservar alimentos vira um hábito comum. Os brasileiros passam a consumir hambúrguer com a inauguração do Bob's, a primeira lanchonete do país.
Os barbitúricos (sedativos e calmantes) eram usados por muita gente para dormir. As anfetaminas (estimulantes do sistema nervoso) faziam sucesso entre os jovens. Reza a lenda que o ecstasy era usado em psicoterapias e até pela polícia em sessões de interrogatórios desde a Segunda Guerra Mundial. A heroína era a droga mais utilizada por músicos. Surge o LSD.
O surgimento da pílula anticoncepcional marca o começo da liberdade sexual dos jovens.
Marilyn Monroe revoluciona a moda, deixando o corpo em evidência com tecidos transparentes. Ela também foi uma das precursoras dos biquínis de duas peças, que tinha surgido em 1946. Embora ainda grandes, eram considerados roupa de strippers.
No Brasil, é promulgada a Lei Afonso Arinos, proibindo a discriminação racial. Nos EUA, uma mulher negra se recusa a dar lugar a uma branca em um ônibus, dando início ao movimento antidiscriminação.
É descoberta a estrutura do DNA.
Elvis conquista jovens do mundo todo com seu rock dançante e rebolado.
O estilo musical brasileiro Bossa Nova