Briefing
Você é cliente, liga para a agência e diz que tem um novo projeto. A agência pede o briefing. E agora, como fazer um bom briefing?
O briefing é um documento que reúne explicações relevantes para o desenvolvimento do novo projeto. Não existe uma regra, mas para se obter um bom resultado, o briefing precisa ser passado à agência com o máximo de detalhes. Se for um produto que sua agência ainda não viu, apresente os concorrentes e referências do que sua empresa deseja.
1 Passo 1: Histórico do produto ou serviço
Como é, até o momento, o desenvolvimento desse produto ou serviço na empresa? Quais as experiências passadas? Como surgiu a vontade original para o desenvolvimento deste novo projeto? Que resultados a empresa pretende alcançar com o projeto?
2 Passo 2: Características e diferenciais do produto ou serviço
Que oportunidade a empresa quer aproveitar? O que está “faltando” no mercado e o que a empresa pretende oferecer? Como o produto deverá ser apresentado? Quais os diferenciais em comparação aos concorrentes? Qual seu argumento de venda? Existem normas técnicas e leis que regulam este tipo de mercado, questões éticas ou restrições ambientais?
3 Passo 3: Público-alvo do produto ou serviço
Toda informação sobre o público-alvo é importante: idade, onde mora e trabalha, seus hábitos e, principalmente, suas singularidades. Para quem o produto ou serviço se destina? Como a empresa pretende que o público tome conhecimento sobre esse produto ou serviço? Onde será comercializado?
4 Passo 4: Material a ser desenvolvido para divulgar o produto ou serviço
Que peças de comunicação devem ser criadas pela agência? Que características a empresa quer atribuir a esse produto ou serviço? Qual deve ser a abordagem da comunicação? Existem cores a serem seguidas ou evitadas? Pode usar linguagem coloquial? Sua empresa tem imagens para passar a agência? Tem alguma imagem que já foi utilizada na campanha? Existe