Aspectos conceituais e causas da ler e dort (lesão por esforço repetitivo/distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho)
Kleber e e-mail do autor
Pós-Graduação em PERÍCIAS MÉDICAS no INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO - IPOG
Resumo
Esta revisão bibliográfica busca descrever os aspectos conceituais e causas da LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho), que são afecções decorrentes das relações e da organização do trabalho existentes no moderno mundo do trabalho, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular estático, conteúdo pobre das tarefas, monotonia, sobrecarga mental, associadas à ausência de controle sobre a execução das tarefas, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas com as chefias e estímulo à competitividade exacerbada, bem como relacioná-los na sociedade moderna. Essa doença pode afetar homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doença, conhecida como Doença da Modernidade, pois, nas suas relações de trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa é descrever os aspectos conceituais e causais das LER e DORT com relação ao trabalho. A metodologia utilizada é uma breve revisão bibliográfica sobre os principais aspectos conceituais e causas das LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho), têm representado importante fração no conjunto dos adoecimentos relacionados com o trabalho, considerando a realidade do Brasil e de outros países.
Palavras-chave: Lesões-esforços; Ler-dort; Trabalho.
1. Introdução
Esta pesquisa bibliografica busca levantar o conhecimento dos aspectos conceituais e causas da LER e DORT no decorrer da realização e desenvolvimento de suas atividades no cotidiano. A escolha da temática deu-se em função dos inúmeros casos de afastamentos do trabalho, sendo que a quase totalidade deles evoluem