briefing neosaldina

1053 palavras 5 páginas
Briefing – Neosaldina Cenário
O mercado de medicamentos no Brasil é divido em dois grandes segmentos: os medicamentos sob prescrição médica, os chamados Rx, e os medicamentos isentos de prescrição médica, denominados “Over the Counter” (OTC).
O mercado de analgésicos contempla os maiores players OTC do mercado, com alto investimento em mídia e PDV (Pontos de Venda), é a maior categoria do segmento, movimenta mais de um bilhão de reais por ano. Por esse motivo, o mercado possui mais de 200 competidores, dentre eles, os mais representativos são: Dorflex; Anador; Aspirina; Doril; Tylenol além dos Genéricos de Dipirona Sódica e de Paracetamol. Fatores como preço, portabilidade e visibilidade são muito importantes na tomada de decisão de compra por parte dos consumidores. Embora os medicamentos isentos de prescrição possam criar uma comunicação direta com o consumidor, o ambiente legal é extremamente regulamentado. O órgão que fiscaliza a comunicação de medicamentos chama-se ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
As restrições elaboradas por esse órgão são bastante extensas, mas o principal objetivo da ANVISA é minimizar a automedicação e o uso inadequado de medicamentos. Dentre as principais restrições a qualquer comunicação direta ao consumidor estão (segundo regulamentação RDC 96):
 Manter a frase: “Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado” no rodapé de materiais impressos e TV. No rádio deve ser narrado.
No final de qualquer comunicação deve constar uma advertência específica para cada produto, que varia de acordo com o princípio ativo (a composição) do mesmo. A advertência deve ser narrada pelo principal personagem do filme/spot, e no caso de sua ausência, a advertência deve ser colocada em uma cartela de fundo azul no final da veiculação. Para Neosaldina é necessária a seguinte advertência: “Neosaldina é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e farmacêutico. Leia a bula.”
 Na internet (sites) esse

Relacionados

  • breve historia filme publicitario
    4416 palavras | 18 páginas