Brics
Crescimento econômico em economias emergentes selecionadas
De acordo as análises recentes dos principais determinantes das taxas de crescimento econômico, em uma projeção para que nos próximos 50 anos a principal força na economia global será liderada pela associação comercial dos países emergentes formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), superando o grupo do G-6 formado pelos países desenvolvidos (EUA, Itália, França, Reino Unido, Japão e Alemanha), em termos de desempenho econômico e potencial dos países que compõe o BRICS em se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.
Destaca-se a importância que estas economias têm revelado no comércio mundial e as diferenças em termos de desenvolvimento entre estes países.
1 - Crescimento Econômico
O crescimento econômico não deve ser considerado como única solução para a redução da pobreza e desenvolvimento, mas é certamente um dos principais elementos para analisar o desempenho econômico de um país tanto desenvolvido como em desenvolvimento.
Fatores
Fatores que contribuem para o crescimento econômico de um país como capital humano, grande produtor agrícola, parque industrial diversificado, grandes reservas minerais e grande mercado consumidor. Em contrapartida outros fatores que contribuem para um desempenho desfavorável são o baixo nível de escolaridade, expectativa de vida, baixa fertilidade e a taxa de inflação afetam negativamente essa taxa de crescimento.
2 – Crescimento e Principais Condicionantes
Apresentando os principais fatores que explicam a taxa de crescimento individualmente dos países que formam o BRICS.
2.1 – China
A economia chinesa atualmente está liderando o mercado mundial e destaca-se por apresentar elevadas taxas de crescimento. Podemos citar entre os fatores responsáveis por esta ascensão como o baixo custo de mão-de-obra, interesse de vários investidores estrangeiros,