Breve Revisão de Artigos Sobre a Origem e Manutenção do Comportamento Agressivo na Infância e Adolescência
1199 palavras
5 páginas
O artigo intitulado “Origem e manutenção do comportamento agressivo na infância e adolescência”, de autoria de Barros & Silva (2006), apresenta uma revisão teórica sobre as principais causas e mantenedores do comportamento agressivo na infância e na adolescência. Alguns dos temas abordados nesta revisão da literatura foram a influência de fatores aliados ao desenvolvimento sócio-emocional, aspectos do temperamento aliados às diversas influências ambientais, alguns transtornos neuropsiquiátricos, como o Transtorno Bipolar do Humor (TBH), o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC). Segundo os autores do artigo, a escolha de tais transtornos se deu pelas frequentes discussões a respeito do diagnóstico diferencial e a presença de comorbidades entre eles. O objetivo da revisão da literatura feita nesse artigo foi promover informações relevantes a respeito dos principais fatores de origem e/ou manutenção dos comportamentos agressivos na infância e adolescência a fim de facilitar o diagnóstico e as intervenções psicológicas e psiquiátricas.
O comportamento agressivo se manifesta de forma motora, emocional, somática e verbal (Fariz, Mias, & Moura, citado por Barros & Silva, 2009). O desenvolvimento da criança e do adolescente é mediado por diferentes fatores, sejam eles externos, tais como condições socioeconômicas, característica das relações familiares (estilos parentais, separação, divórcio, etc) ou internos, como personalidade, temperamento, hereditariedade, entre outros (Bolsoni-Silva, Marturano, & Freiria, 2010; Eddy, 2009). O desenvolvimento do comportamento inicia na infância, primeiramente nas relações familiares e, em um segundo momento, na interação com os pares, na escola e em outros grupos sociais (Belsky, 2010).
Ao longo do processo de maturação, crianças e adolescentes exibem comportamentos agressivos. Entretanto, se essas condutas se mostram severas e frequentes, elas