Ciência e Religião
A ciência é mais sólida e se baseia nos métodos científicos para explicar suas teorias, sempre fundamentadas por pesquisas e dados concretos, que são fundamentais para o conhecimento humano e para o desenvolvimento do homem no universo. A religião é baseada em um sistema de crenças que visa aproximar o homem da sua espiritualidade e até mesmo dos seus valores morais, promovendo um autoconhecimento e uma análise de si mesmo, buscando abandonar os hábitos egocêntricos e promover o bem para todos.
A relação entre ciência e religião é complexa porque ao mesmo tempo que a religião promove objetos de estudos científicos, ela também interfere de forma negativa no campo da ciência ao declarar como verdade absoluta a existência de um “Deus” que controla tudo e todos no universo e também ao tomar como verdade única tudo o que está escrito na Bíblia. Por sua vez a ciência interfere positivamente na religião porque ela consegue explicar fatos que a religião não pode, mas muitas vezes a ciência acaba desestimulando a crença no sobrenatural ao explicar todo o surgimento do universo e do homem de uma forma natural e cientifica.
A ciência e a religião são instrumentos que buscam atingir a verdade absoluta, cada uma de sua forma, e já que ambas se propõem a promover a evolução do ser humano é inevitável que, apesar de todos os conflitos, uma apoie a outra. Como Einstein disse a ciência não pode andar sem a religião porque a religião fornece as bases das pesquisas cientificas e principalmente porque um cientista sempre vai precisar de fé para ir além com seus estudos, e a religião ficaria completamente cega sem