BReve Resumo do Patrimonio Líquido
O Patrimônio Líquido (PL) é um grupo de contas, que registra os valores contábeis de acionistas e quotistas.
No dia 01.01.2008, foi vigorada a Lei 11.638/2007 onde que as sociedades que contém ações, terão o seu Patrimônio Líquido divido em:
a) Capital Social;
b) Reserva de Capital;
c) Ajusta Avaliação Patrimonial;
d) Reservas de Lucros;
e) Prejuízo Acumulado;
f) Ações em Tesouraria;
Abaixo descreveremos cada uma das subdivisões.
Capital Social
É uma forma de recebimento de valores de forma subscrita, ou seja, é o valor que os acionistas ou quotistas se comprometem a integralizar em um determinado período de tempo, para formação do capital próprio. A integralização pode ser em moeda corrente ou em forma de bens.
Contabilização:
Quando é feito em moeda corrente o valor integralizado, debita-se na conta do ativo circulante banco conta movimento (exemplo) e credita-se no patrimônio líquido na conta de “capital social”.
Quando é integralizado na forma de bens, debita-se na conta de ativo imobilizado e credita-se na conta “capital Social”.
Reservas de Capital
São as receitas que em virtude da lei nº 6.404/176, não passa pelo resultado do exercício, pois não se referem à entrega de bens ou serviços executados pela empresa. São capitais destinados ao aumento do capital e para possíveis compensações de prejuízos e dividendos. Pode ser subdividido em:
a) Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado;
b) Reserva de Ágio na Emissão de Ações;
c) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias;
d) Reserva de Alienação de Bônus de Subscrição;
Ajuste avaliação Patrimonial É o resultado do valor da avaliação dos bens em relação ao seu valor justo. Esta variação é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, o objetivo está em garantir que a determinação do valor justo ocorra em condições usuais de mercado. Estas variações podem ocorrer nas contas do ativo e passivo que podem ser para mais ou para