Breve histórico de rondonia
Séc XIX - Esse é o início do futuro Estado de Rondônia, quando o governo do Brasil começa a pensar em construir uma Estrada de Ferro para transportar a borracha boliviana, como forma de compensação pela anexação do Acre ao território brasileiro.
1907 - Início das obras da Madeira-Mamoré
1912 - Inauguração da "Ferrovia do Diabo"
1914 - É fundada a cidade de Porto Velho, município do estado do Amazonas, a partir de núcleos populacionais envolvidos na construção da Ferrovia Madeira-Mamoré.
1926 - Fundação da cidade de Guajará-Mirim
1943 - O governo Getúlio Vargas cria o Território Federal do Guaporé, composto por 4 municípios: Porto Velho, Guajará-Mirim, Alto Madeira e Lábrea (atualmente município do estado do Amazonas)
1956 - Como forma de homenagem ao Marechal Rondon, o Território Federal do Guaporé vira Território Federal de Rondônia.
Início dos anos de 1970 - O ciclo da borracha já havia acabado a muito tempo e o pequeno Território não tinha perspectivas econômicas. Dos 4 municípios em 1943, só restaram 2 (Porto Velho e Guajará-Mirim). Possuía apenas 111 mil habitantes, sendo que 84 mil moravam no município de Porto Velho, mas somente 42 mil residiam na área urbana.
No decorrer dos anos 70 - o governo militar, como o lema "Integrar para não Entregar", convida milhares de pessoas de todo o país para se instalarem em Rondônia. O novo Eldorado surge, onde todos tem oportunidades para terem uma vida melhor.
1977 - O crescimento demográfico é tão acentuado que o municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim são recortados em vários outros. Nessa leva, surgem Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal....
Fim da década de 70 - Ji-Paraná torna-se o município brasileiro com maior crescimento demográfico na década de 70.
1980 - o Território passa de 111 mil habitantes em 1970 (uma das menores populações do norte do Brasil, inferior a vários estados da região) para impressionantes 503 mil em 1980.
1982