Breve historico sobre Treinamento e Desenvolvimento
O século XVIII foi marcado pelo processo da Revolução Industrial, que fez com que os agricultores trocassem o campo pelas fábricas. Nasce então a necessidade de treinar a mão de obra para o manuseio das maquinas.
Após o grande impacto da Revolução Industrial, no inicio do século XX surge à expressão de Recursos Humanos ou RH como é nomeado.
De acordo com Chiavenato (2009, p.2).
A expressão de Recursos Humanos refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis no sentido de dinamizar os recursos financeiros, matérias e tecnológicos. Daí a denominação Recursos Humanos para descrever as pessoas que trabalham nas organizações. Tratar as pessoas como recurso é simplesmente tentar coisificar, padronizar e uniformizar o seu papel nas organizações.
O treinamento nesta época era utilizado apenas para preparar o indivíduo a fazer algo ou alguma coisa através de “técnicas”.
Após a Segunda Guerra Mundial que a importância desta técnica foi reconhecida.
Segundo Chiavenato (2009, p.2).
Suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, como uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas para abrandar ou reduzir o conflito industrial entre os objetivos individuais das pessoas, até então consideradas incompatíveis e irreconciliáveis. Era como se as pessoas e as organizações, embora estreitamente inter-relacionadas, vivessem em compartilhamentos separados, como fronteiras fechadas, trincheiras abertas, requerendo um interlocutor estranho a ambas para poderem entender-se ou, pelo menos, reduzir suas diferenças.
Os Recursos Humanos sofreu varias transformações e uma formidável