Projeto de lutas
Tong Il Moo Do – Full Contact
[pic]
E.M.E.F Mitsutani I – Jornalista Paulo Patarra
Professor Responsável: Rodrigo César Simões
• Justificativa
A juventude de hoje está vivendo um momento de profundas mudanças em que os desenvolvimentos tecnológicos, científicos conjuntamente com a mídia ultrapassam muitas vezes tradições e valores culturais. Sistemas de informações como internet, televisão e a mídia em geral passam a fazer parte do cotidiano de nossos jovens e, a cada dia que passa, vão formando mentalidades e comportamentos. Embora bem-vindos, os computadores, a Internet, telefones celulares e avanços nos meios de comunicação e transporte, que tornaram a vida do homem mais conveniente e confortável, lamentamos o esgotamento dos valores morais entre os jovens, resultando no aumento dos níveis de criminalidade, violência, uso de drogas e álcool. Podemos observar que na raiz de tudo isto está o individualismo, o egoísmo, o materialismo e um grande desejo de gratificação instantânea. Na medida em que os jovens tornam-se cada vez mais individualistas, a sociedade humana torna-se cada vez mais fragmentada e grupos buscam seus próprios interesses individuais.
Mesmo que nossa juventude busque o individualismo e o materialismo, muitos jovens têm demonstrado um desejo de disciplina e de autoconhecimento. Portanto, mostrar aos nossos jovens esse caminho para o desenvolvimento da disciplina e do autoconhecimento é nosso papel. E diante deste contexto, percebemos que as artes marciais é um elemento de resgate da disciplina e do autoconhecimento, e nisto incluímos o Tong Il Moo Do.
O Tong Il Moo Do não é um meio prático desarmado de autodefesa contra qualquer tipo de agressão. Mas, uma importante forma de construção do caráter de tom esclarecedor da mente e do espírito. Ele enfatiza as atitudes gentis e humildes, ao construir um indivíduo forte e corajoso