breve historia do video
O nome vídeo, etimologicamente provém do "ver". O conceito é antigo, desde a invenção da televisão eletrônica, na década de 30.Os circuitos tinham o nome, em Inglês de "Audio e Vídeo". Porém, hoje, vídeo se refere a toda imagem gravada
: Desde um programa gravado em casa, até a produção de um filme.
A evolução do vídeo
O primeiro videotape foi lançado no mercado profissional pela Ampex Corporation of América, no final dos anos 50, modificando completamente a televisão mundial ao terminar com a obrigatoriedade dos programas "ao vivo". O equipamento usava fitas de duas polegadas de largura e foi batizado de formato "Quadruplex".
Video Quadruplex (Ampex Corporation)
Em 1965, a Sony lançou o 'Portapack", era o primeiro vídeo portátil e com um preço acessível à pessoas e instituições que pretendessem gravar programas próprios.O aparelho gravava em preto e branco, utilizando uma fita "open reel" (rolo aberto) com meia polegada de largura,porém, a qualidade de imagem deixava a desejar.
Apenas em 1968, a empresa Matsushita conseguiu sucesso de vendas com um produto semelhante ao da Sony, marcando definitivamente o surgimento de um mercado institucional de vídeo.
Em 1969, a Sony lançou o formato U-MATIC, no que incorporava os avanços da televisão, em cores com qualidade suficiente para ser utilizado pelas emissoras de TV, e com um custo inferior ao Quadruplex até então utilizados.Esse formato foi até algum tempo atrás standart nas emissoras de TV em todo o mundo, evidentemente com aperfeiçoamentos técnicos.
Filmadora Porta Pack da Sony
Somente em meados dos anos 70, o mercado profissional recebeu uma novidade significativa com o lançamento do video-tape de uma polegada que possuía uma excelente qualidade técnica e substituiu o formato "Quadruplex", nas produções de TV, onde se exige o melhor em todos os sentidos.Entreta nto, o mercado promissor continuava