BREVE HIST RICO DE COMPUTA O
Fase inicial (anos 40 e 50 do século XX)
Característica principal a busca pelo aumento de potência de cálculos dos computadores para finalidades militares.
Assim surgiram os primeiros computadores nos anos 40, do século XX, tanto nos Estados Unidos, quanto na Inglaterra.
A Segunda fase da história dos computadores está compreendida entre os anos 50 e 70 do século XX, quando surgiram dispositivos tecnológicos que possibilitaram a miniaturização cada vez maior das "grandes máquinas de calcular".
Outro dispositivo tecnológico com real importância para a fase de miniaturização da história dos computadores foi o chip, criado em 1954, também nos EUA.
Finalizando a fase de miniaturização dos computadores, em 1971, a empresa norte-americana Intel fabricou o primeiro microprocessador Comercial. A partir desse ponto, a automação das atividades industriais tornou-se uma realidade. Como afirma Lévy ( 1999, p. 31 ), " desde então, a busca sistemática de ganhos de produtividade por meio de várias formas de uso de aparelhos eletrônicos, computadores e redes de comunicação de dados aos poucos foi tomando conta do conjunto de atividades econômicas. Esta tendência continua em nossos dias".
Cabe ressaltar que os primeiros computadores pessoais vendidos comercialmente nos EUA datam dos anos 60. Só que os anos 70 mudariam totalmente esta perspectiva (BRIGGS BUKE, op. cit., p. 290).
A fase da usabilidade ( que se estende de meados dos anos 70 até meados dos anos 90) iniciou-se justamente quando o advento dos microcomputadores pessoais tornou-se uma realidade, constituindo-se como período no qual surgiram inúmeras interfaces ( ou dispositivos de interação homem/máquina).
Durante os anos 60 do século XX, diferentes pesquisadores buscavam uma forma de criar um dispositivo de troca de mensagens descentrado, para que um ataque nuclear (por exemplo) não destruísse por completo seus conteúdos informacionais.
Como resultado deste processo, “em 1980, a