breu-branco
As árvores são de porte médio, entre 20 e 30 metros, crescem em áreas de terra firme, em solo arenoso/argiloso e abundante em matéria orgânica. Sua madeira é utilizada na construção civil e na fabricação de vários objetos e móveis.
Suas numerosas flores são de cor creme e seus frutos, que medem entre 1 a 1,5 cm de diâmetro, variando entre o esverdeado, amarelo e vermelho escuro. Os frutos são muito aromáticos e muito apreciados pelos povos da floresta.
Extração da seiva
O breu produz a resina como uma reação de defesa após o ataque de um inseto que deposita suas larvas sob a casca da árvore. Esta resina é coletada manualmente pela população local, sob a árvore ou sobre o tronco, por conta de suas diversas utilizações.
Conforme a região, as espécies podem ser diferentes, originando resinas e óleos essenciais com constituição química bem distintas. As denominações de breu "branco" ou "preto" estão relacionadas simplesmente à cor da resina, que pode variar de árvore para árvore ou também conforme a espécie.
Podemos encontrar o breu branco por toda a região amazônica e as outras espécies do mesmo gênero nas florestas de mata atlântica brasileira.
Principais componentes do breu branco: a-pineno, 1,3-pentadieno, mirceno, a-felandreno, O-metilanisol, a- terpineno, p-cimeno, limoneno, 1,8-cineole, y-terpineno, a- termineole, linalool, p-menta-1,5,8-trieno, cânfora, carvacrol, terpinen-4-ol, p-cimen-8-ol, a-terpineol, 2,5- dimetoxibenzeno, 3,5-dimetoxibenzeno, d-elemène, a-ilangeno, a-cubebeno, a-copaeno, b-burbuneno, b-elemène, metil eugenol, a-gurjuneno, 2,3,5-trimetoxitolueno, b-cariofileno, y-elemène, a-humuleno, aromadendreno, germacreno D, b-selineno, a-selineno, viridifloreno, a-muuroleno, b-bisaboleno, d-cadineno, y-cadineno, miristicina, a-calacoreno, elemicina, óxido de cariofileno,