Relatório de Ética- Grupo Ceilândia
Este relatório tem como fundamento apresentar a cidade Satélite Ceilândia de uma forma diferente, através do ponto de vista dos próprios moradores. Primeiramente, falando da história de Ceilândia, mostrando o preconceito sofrido pela cidade e moradores; em seguida trazendo os bairros onde residem cada integrante do grupo; e por final o problema chamado bairro Sol Nascente, a maior favela d América Latina.
A história de Ceilândia esta relacionada com os primeiros problemas de Brasília. Quase uma década depois de existência “Brasília já tinha 79.128 favelados, que moravam em 14. 607 barracos, para uma população de 500 mil habitantes em todo o Distrito Federal” (achetudo®ião.com.br, 2014). Então esse tipo de problema tinha que ser resolvido, e pra isso foi criado um programa para acabar com as favelas existentes, o programa Campanha de Erradicação de Favelas – CEI, assim surgindo em 1971 a Ceilândia.
A questão ética esta relacionada a o preconceito sofrido pela cidade por causa da historia da cidade ligada a favelas e os ceilândenses acabaram culpados por todos os problemas como roubos, homicídios, furtos, trafico de drogas e outros. Assim sendo, seus moradores também acabaram sendo vistos como pessoas sem estrutura nenhuma para viver, bandidos e favelados.
Para mostrar uma Ceilândia diferente, o grupo ira apresentar os locais onde cada participante do grupo mora. Os bairros são P. Sul e P. Norte, e apresentaremos as coisas boas que chegaram com o tempo como o clube SESC Ceilândia e a UPA.
Ao final mostraremos como o Sol Nascente junto com o Por do Sol se tornou a maior favela da América Latina com a ajuda de imagens dessas localidades. Embora estejam localizadas na Ceilândia, segundo o Jornal correio Brasiliense.
(...) os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente foram estudados isoladamente dos outros espaços de Ceilândia. Juntas, as duas