Braço hidraulico
ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório
Experimento
“Braço Hidráulico”
Profº: Renato
São Paulo
2013
Conteúdo
Conteúdo 2
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
TEORIA 5
MATERIAIS 6
DESENVOLVIMENTO 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Este projeto, o braço hidráulico, tem como intuito demonstrar através da teoria de Pascal a aplicação de pressão de um fluido dentro de um determinado sistema, obtendo a transmissão de força, onde utilizaremos seringas como pistões de acionamento do braço.
Nos próximos tópicos apresentaremos com detalhes seu funcionamento.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação de forças através de fluidos, onde demonstraremos também movimento de rotação, inclinação, pressão hidrostática, energia cinética, tensões e o trabalho exercido peça energia potencial.
TEORIA
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico teve uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.
O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que: O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido. Veja como funciona uma prensa