Brasileiro: Cidadão?
Brasileiro: Cidadão?
1) Explique o que o autor quer dizer quando fala da hierarquia entre "doutor", "crente" e
"macumbeiro”.
O autor quis dizer que apesar do Brasil ter leis e constituições, quem define a hierarquia das classes sociais são os policiais, classificando com o Doutor aquele cidadão de primeira classe, que seriam os professores universitários, os empresários e os políticos, colocando o crente em segundo lugar, representado pelos trabalhadores de carteira assinada da cidade ou do campo e por ultimo o macumbeiro que é aquelas pessoas que trabalham sem carteira assinada. Resumindo o que autor quis destacar é que na prática a constituição não funciona com os policiais e com a maioria das pessoas. 2) O que o autor entende por “liberdade cívica”, e qual a sua importância?
Ele acredita que cada cidadão tem seus direitos individuais, porém esse seu direito não pode ferir o direito do próximo. Pensando sempre num bem comum para tornar a convivência melhor. Respeitar o direito do próximo é uma coisa que não acontece com muita facilidade, pois temos aquela tendência de simplesmente olhar para o nosso umbigo esquecendo assim tentar ajudar o nosso próximo .
3) Explique a diferença entre a evolução histórica dos direitos na Europa e no Brasil.
O texto nos mostra que na Europa o direito de votar foi conquistado aos poucos, com a luta do povo em busca desse, já no Brasil esse direito foi “conquistado” através das assembleias. E já que está conquista para nós não veio através de lutas, acabou que o povo brasileiro tem na cabeça que votar é mais uma obrigação do que um direito.
4) O texto acima foi escrito há 20 anos. Você acredita que as observações do autor são ainda atuais?
Acredito que algumas coisas sejam verdade ainda, por exemplo a questão de ter vergonha em ser brasileiro, acredito que muitos de nós já falamos/ sentimos isso alguma vez na vida, porém em contra partida acredito que o sentimento de orgulho