Brasil
A educação no Brasil e seus caminhos.
A cada dia que a preocupação com a educação cresce mais e mais em nossa sociedade. É muito claro que o capital comanda todas as relações humanas. Dessa forma, a educação brasileira não fica de fora. Infelizmente com raríssimas exceções podemos ver profissionais que buscam seu caminho por amor a causa, assim como o casamento que é outra instituição comandada pelo capital, pois, pessoas hoje em dia se casam mais pela instabilidade financeira, dificilmente por amor.
Tudo isso está ligado á falta de estrutura educacional dessa geração. Porém culpá-las simplesmente por isso, seria algo injusto, visto que, se é assim, é porque há motivos para que a situação chegue a esse ponto. Vamos tentar problematizá-los de uma forma bem clara.
DESENVOLVIMENTO
Em primeiro lugar, vamos compreender o sistema educacional brasileiro. Para isso vamos voltar um pouco na história. Com a segunda guerra mundial, como os homens saíam para guerra, as mulheres ficavam em casa cuidando de tudo, logo muitos desses homens não voltavam, pois morriam na guerra. Com isso, há uma transformação marcante no meio social, que é o advento da mulher passar a trabalhar.
Isso se aflora de uma forma que a família também sofre uma total ruptura estrutural. Logo, as instituições educacionais percebem essa mudança. Com isso as crianças passam a frequentar cada vez mais cedo o meio social que são as creches. Dessa forma a criança começa a conviver com situações sociais, conflitos e etc. que fazem com que seu crescimento intelectual se aflore com bastante força.
Infelizmente como vivemos em uma sociedade de consumo em um capitalismo selvagem e desenfreado, a competição é muito acirrada em todos os meios sociais, e mais uma vez o sistema educacional acaba se inserindo nesse contexto.
Como vivemos na época do politicamente correto, e mais ainda como dizia Cazuza “mentiras sinceras me interessam”, as assim chamadas escolas particulares vêem os alunos como