brasil
1° PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO
ADRIEL MORAES DE CASTRO
CAMILA BARBOSA SILVA
KÉLLYTA RODRIGUES PAULUS
LEANDRO DA SILVA ANACLETO
ESTUDO DE CASO
CACOAL – RO
2014
SINDROME DA CHINA
O filme síndrome da China retrata as dificuldades de uma equipe de reportagem, que documentou um princípio de acidente em uma usina nuclear, para trazer o documento a público. Se essa reportagem chegasse ao público, a autorização para o funcionamento de uma nova unidade da usina estaria em risco, o que faz com que os donos da usina passem influenciar a rede de TV para que não vaze esse o documento. O que causou um princípio de acidente teria sido devido a desatenção com relação à algumas normas de segurança. A síndrome da China a que se refere o título é o nome do efeito que um acidente com este tipo de reator poderia trazer. O aquecimento interno se tornaria incontrolável e o vaso em que o reator é contido derreteria, passando a afundar no chão até que chegasse supostamente na China. No caso de uma usina nuclear, isto pode colocar a vida de inúmeras pessoas em risco.
USINA : O que se observa é que houve um certo descaso, pois colocaram em risco a vida de milhares de pessoas quando insistem em não reconhecer erros operacionais graves – cujos reparos custariam milhões aos cofres da companhia, acarretando um descumprimento de leis e de normas de segurança.
CANAL DE TELEVISÃO: Um acidente nuclear, como o que quase se concretizou durante a visita dos jornalistas à usina, traria conseqüências sérias à população contaminada, como câncer, queimaduras e solos contaminados, e a dimensão dos danos é quase impossível de ser calculada. Neste caso, a imprensa tentou confirmar os fatos. Justamente por ser tão polêmica, a acusação deveria ser feita com base em provas reais e assim calariam quaisquer tentativas por parte dos empresários e do governo de esconder os