RECEM CHEGADA
A análise de crédito consiste em atribuir valores a um conjunto de fatores que permitam a emissão de um parecer sobre determinada operação de crédito. Para cada fator individual emitimos um valor subjetivo (positivo ou negativo) para este. Se o conjunto de fatores apresentar valores positivos em maior número que os negativos, a tendência é que o parecer seja favorável a concessão do crédito..
O processo de concessão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas é muito parecido, todos tem um fluxo bem semelhante. A pessoa física tem sua fonte de renda e suas despesas que podem ser de curto ou longo prazo. Ela tem que tentar fazer com que sua receita seja suficiente para honrar suas despesas.
Muitas vezes a falta de controle, o surgimento de despesas imprevistas ou outros fatores, fazem com que exista a necessidade se buscar um suprimento de dinheiro extra para preencher esta lacuna aberta em seu orçamento. Nesta situação é que surge o profissional de crédito com a missão de analisar se este proponente merece que a empresa conceda à ele os recursos que necessita.
Existe também a situação em que o cliente está procurando recursos para investimento. A análise é feita de maneira um pouco diferente, mas os princípios são os mesmos. A análise de crédito conta com a informática como instrumento de precioso auxílio. É possível, com uma grande base de dados estatísticos, saber o perfil de um provável bom pagador.
Não podemos esquecer as informações que são obtidas pela checagem e pela análise dos documentos apresentados pelo tomador que deseja realizar uma operação de crédito.
Análise de Crédito Equação: Caráter + Capacidade + Patrimônio + Garantia = ou > Risco
Caráter Equação: Pontualidade + Restritivos + Identificação = ou > Risco
Capacidade Equação: Idade + Estado Civil + Fonte de Renda + Tempo de Atividade = ou > Risco
Patrimônio Equação: Comprovação de Existência + Valor de Mercado + Identificação da Origem = ou > Risco
Garantia