Brasil
A nota no Exame possibilita o acesso à educação superior em instituições públicas e privadas, além de programas do governo federal.
Saiba mais sobre as opções de ingresso em universidades via Sisu e ProUni e confira quais programas utilizam o Enem como critério de seleção:
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior podem oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, e é realizada em uma única etapa via internet.
O sistema de seleção é simples: universidades públicas que optam por participar do programa ofertam um número de vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados.
Em relação ao Enem de 2013, 116 instituições superiores aderiram ao Sisu, dentre elas: 54 universidades federais, 40 institutos federais de educação tecnológica, 20 instituições estaduais e uma faculdade federal.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo governo federal em 2004. O objetivo é conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Para concorrer às bolsas integrais do programa, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Entre os requisitos, é preciso ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou na